A importância da audição

Um dos sentidos de conexão com o ambiente ao nosso redor, a audição pode sofrer alterações com o passar do tempo, sendo fundamental sua avaliação quando percebemos alguma dificuldade.

Você já parou para pensar na importância da audição? Para uma pessoa que sempre teve uma boa capacidade auditiva, perceber alterações como dificuldade para entender uma conversa, necessidade de aumento de volume de aparelhos ou não conseguir escutar a campainha podem ser mudanças que afetam a qualidade de vida.

Um dos primeiros sintomas da perda auditiva pode ser o zumbido, indicativo de que um processo inicial de perda auditiva pode estar presente. São muitas as pessoas que possuem alteração de audição e não tem o diagnóstico correto, sendo que este é o primeiro passo para definição do tratamento.

O que fazer?

Uma consulta médica é fundamental para o diagnóstico, onde são avaliados os possíveis motivos que levam a perda de audição, entre eles: acúmulo de cerume, senilidade, perda auditiva súbita, otosclerose, perfuração timpânica, doenças autoimunes, infecções e inflamações.

Após a avaliação e exame físico, pode-se proceder a avaliação auditiva com exames: audiometria, imitanciometria, PEATE e otoemissões acústicas.

Tive uma alteração auditiva nos exames, qual o próximo passo?

Com os resultados em mãos, chegou a hora de discutir as opções de tratamento. A equipe que trabalha com saúde auditiva (fonoaudiólogo e otorrinolaringologista) deve tomar a melhor decisão para cada paciente, já que o tratamento deve ser individualizado.

Entre os possíveis tratamentos encontramos: uso de medicações, aparelho auditivo, cirurgias de próteses auditivas (implante coclear, prótese ancorada em osso, estapedotomia) e treinamento de reabilitação auditiva.

Não perca tempo! Agende já a sua consulta!